Preocupados com os cidadãos daltônicos, os sul-coreanos Ji-youn Kim , Soon-young Yang & Hwan-ju Jeon projetaram um sinal de trânsito capaz de informar o estágio do semáforo tanto com luzes quanto com formas.
O daltonismo, mais comum em homens que em mulheres, assume distintas formas e está presente em cerca de 15% da população mundial, de acordo com o site Medicine.Net .
Trata-se de um problema ocular ou de origem neurológica, que impede a diferenciação de todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho, duas das três cores utilizadas em semáforos do mundo todo.
De acordo com o site DVICE , os designers, preocupados com isso, criaram um aparelho capaz de informar os estados de PARE , ATENÇÃO ou SIGA – vermelho, amarelo e verde, respectivamente – não somente com cores.
A idéia é simples, mas genial: a luz vermelha aparece sob a fórmula de um triângulo, o amarelo continua redondo e o verde agora é mostrado em um formato quadrado.
Independente da ordem na qual os sinais são mostrados, o novo formato indica, sem dúvidas, qual ação é permitida ao motorista.
O site oficial do semáforo universal faz menção do termo “reaprender a enxergar os sinais de trânsitos”, mas deixa claro que se trata apenas de um protótipo. Todavia, a intenção dos artistas é colocar o produto nas ruas o mais rápido possível.
Designers: Ji-youn Kim, Soon-young Yang & Hwan-ju Jeon
via: yahoo
0 comentários:
Postar um comentário