8 maneiras de enlouquecer um designer

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1- Microsoft Office
Quando você tiver que mandar um documento para um designer gráfico, certifique-se que ele foi feito com algum programa do Office. Versão PC se possível. Se você tiver que mandar figuras, você terá mais chances de enlouquecê-lo; ao invés de apenas mandar um jpeg ou um raw de câmera digital, insira as figuras em um arquivo de Office como o Word ou Powerpoint. Não se esqueça de baixar a resolução para menos que 72 dpi, assim eles terão que contatar você novamente para pedir uma versão com a qualidade melhor. Quando você mandar a versão "melhor", certifique-se que o tamanho seja no mínimo 50% menor. E se você estiver enviando as figuras por e-mail, esqueça de anexá-los de vez em quando.

2- Fontes
Se o designer gráfico escolher Helvetica, peça Arial. Se ele escolher Arial, peça Comic Sans. Se ele escolher Comic Sans, ele já está 50% doido, então seu trabalho está 50% pronto.

3- Quanto mais melhor
Suponhamos que você precise de um designer para um jornal. Designers gráficos vão sempre tentar deixar espaços em branco em qualquer lugar. Margens largas, o alinhamento, o kerning do texto, etc. Eles vão dizer que eles fazem isso para facilitar a leitura e manter um visual limpo e profissional. Mas não acredite destas mentiras. Eles fazem isso para deixar o documento ainda maior, com mais páginas, e isto lhe dará mais prejuízos com a gráfica. Por que eles fazem isso? Porque designers gráficos odeiam você. Eles também comem bebês. Sem cozinhar, carne de bebê crua.

Então certifique-se de lhes pedir para colocar margens menores e um texto muito muito pequeno. Diferentes tipos de fonte também são uma boa pedida (e você ganha bonus se pedir Comic Sans, Arial ou Sand). Peça clipart. Peça muitas figuras (se você não sabe como mandá-las, veja o item 1). Eles vão tentar argumentar e defender as escolhas deles mas não se preocupe, no final, o cliente está sempre certo e eles irão acatar todos os seus pedidos.

4- Logos



Se você tiver que mandar um logo de um projeto particular para um designer gráfico, de um patrocinador ou parceiro por exemplo, certifique-se de que ele seja realmente pequeno e um gif ou jpeg de baixa resolução. Novamente, você ganha pontos se inseri-lo em um documento Word antes de mandá-lo. Agora você deve estar pensando que isto tenha sido suficiente mas se você quiser mesmo abalar a estabilidade mental de um designer gráfico, dê o seu melhor e mande uma versão do logo com um fundo que dificulte o seu recorte. Fundos pretos ou brancos devem ser evitados, já que são facilmente cortados com um layer style mais escuro ou mais claro no photoshop. Uma vez que o designer gráfico estiver trabalhando em um logo bitmap, diga-lhe que você precisa dele maior.

Se você precisa de um logo customizado, faça os seus próprios rascunhos em um guardanapo. Ou melhor ainda, deixe seu filho de 9 anos desenhar isso. Seu rascunho não pode demorar mais que 5 minutos para ficar pronto. Você não quer algo detalhado e fácil de ser entedido, porque quanto menos um designer entender o que você quer, mais mudanças ele terá que fazer no futuro. Nunca aceite o primeiro logo. Nunca aceite o nono, faça-o fazer várias mudanças, cores, fontes e clipart. Peça-lhe para adicionar uma foto no logo. Cantos. Gradientes. Comic Sans. E quando ele estiver em sua décima tentativa, diga-lhe que você gostou mais da segunda. Eu sei, isso é cruel, mas lembre-se: designers gráficos são a causa do câncer de mama entre as mulheres de meia-idade.

5- Escolhendo suas palavras
Quando estiver descrevendo o que você quer para um designer, certifique-se de usar termos que realmente não signifiquem nada. Termos como "jazz it up a bit"* ou "poderia tornar isso mais webístico?". "Eu gostaria de um design bonito" ou "Eu prefiro gráficos legais, gráficos que, você sabe, quando você os vê você diz: esses são gráficos legais." são outras opções.
Não se sinta mal com isso, você fez a coisa certa. De fato, é a sua obrigação porque todos nós sabemos que em noites de lua cheia, os designers gráficos se transformam em lobisomens.

* preferi não traduzir essa frase, acho q perde um pouco da graça xD

6- Cores
A melhor maneira para escolher as cores (porque você não quer deixar o designer gráfico escolher) é escrevê-las randomicamente em pedaços de papel, colocá-los em um chapéu e sorteá-las. O designer gráfico irá sugerir que você fique com 2 ou 3 cores no máximo, mas não. Escolha quantas cores você quiser e certifique-se de fazer o sorteio no chapéu na frente dele. Enquanto fizer isso, cante uma música bem chata.

7- Prazos
Quando for a sua vez de aprovar o design, relaxe. Não há pressa. Espere dois dias. Mais seis. Conforme o fim do prazo for chegando, contate o designer com mais correções e mudanças que ele tenha tempo para fazer.
Afinal, os designers gráficos são responsáveis pelos ataques do 911* (ou 190 aqui pro Brasil-sil).
EDIT: para não mudar o texto, esse 911 é na verdade sobre o 11 de setembro

8- Acabe com ele
Depois de aplicar todos os itens desta lista em sua vítima, faz parte da natureza humana (embora alguns irão argumentar se eles são humanos ou não) ficar um pouco inseguro. Conforme ele for percebendo que não pode satisfazer suas necessidades, o designer gráfico irá abandonar todas as suas esperanças de vencer uma discussão e irá fazer só o que você disser para ele fazer, sem questionar. Você quer aquilo em roxo? Então é roxo. Seis fontes diferentes? Claro!

Nesta altura dos fatos, você deve estar pensando que venceu, mas não se esqueça do seu objetivo: ele tem que desistir desse negócio. Então esteja pronto para o golpe final: Quando estiver em suas decisões finais sobre cores, formas, fontes, etc, diga-lhe que está desapontado com a falta de iniciativa dele. Diga-lhe que afinal de contas, ele é o designer e que ele deveria ser o cara que coloca sua experiência e seu talento no trabalho, não você. Que você estava esperando mais soluções e avisos sobre o design dele.

Diga-lhe que você está farto desta falta de criatividade e que era melhor você mesmo fazer o seus layouts no publisher ao invés de pagar por seus serviços. E aí está. Você deve ter um designer gráfico imobilizado em uma camisa de força em pouco tempo!


23 comentários:

Chris Amon disse...

Sensassional!!!!!! Qualquer semelhaça com a realidade NÃO é mera coincidência. Vivo isso no dia-a-dia....

Kleber Santos disse...

Pura realidade.

Pó de Arroz disse...

Eu não sei o que dá da cabeça das pessoas em mandar imagens dentro do Word!
Pensa que é fácil ser designer???

Dennis disse...

hahaha que atire o primeiro mouse quem nunca recebeu imagens em word!

Cassia Rodrigues disse...

ahahahahaa Sensacional....vida de designer é cruel. O pior que é tudo verdade. Muito bom!

André Buono disse...

imagens em word é bizarro... agora fazer um projeto grande no qual vc recebe a LOGO principal em .doc dá vontade de chorar haha

Deana Guimarães disse...

Pior que isso só atender aqueles clientes que adoram "marca dágua" e pedem "papel timbrado"...rsrsr oh dó!!!!

Anônimo disse...

Verdade total!

Quanto melhor para vc, pior para o cliente. A maioria gosta de coisa brega e não usual

Nuno Figueiredo disse...

Ahah! Muito bom! De vez em quando dá mesmo vontade é de matar o cliente!

Anônimo disse...

adorei...!rs..ainda bem que vivo outra realidade, mas sei que é assim mesmo que funciona no dia a dia. boa sorte e mt paciencia pra vcs!

Bruno disse...

maaaaaaaaanu
num poe um manual desses na internet q se nao eles podem ler e se especializar nisso!!!
isso é muito perigoso xD
em torno de 70% dos clientes tem acesso a internet
e 5% sabem mexer
sendo esses 5% os piores
imagina se os outros 65% descobrem isso?

Anônimo disse...

kkkkk
Estou "morrendo" de rir aqui.
Muito legal. Muito bom mesmo.

Contudo, um designer esperto sabe que existe briefing e contratos. ;D

O blog está de parabéns.

UsidaDdesign disse...

f... qdo mandam pra vc a marca de uma empresa que está num papel timbrado inserido como imagem no word (sem esquecer que a imagem está a 72 dpi)!!

Anônimo disse...

would love to understand!!!

Vanessa disse...

Pior que imagem no word é imagem que vc clica e abre um link bizarro!!!

Xong Lee disse...

No numero 8, ainda tem aquele cliente que pergunta o que o designer mudaria, ou o que ele tá achando. Se o designer em questao conseguir ultrapassar a barreira da falsidade na resposta, ja que a esta altura está cagando, e realmente dar alguma sugestao, o cliente deve ignorá-la solenemente, como se o designer tivesse falado uma merda muito grande, e discordar dizendo que é assim que o cliente quer.

valeria disse...

isto é realmente a triste realidade do designer gráfico...
a matéria ficou ótima!!!

Luis Miguel disse...

Incrível... tal e qual! :)

Thiago Antonio - IDigitalbr disse...

heheheheh isso mata qualquer um!

VFMILLER disse...

PODE ABUSAR MESMO!!! O PREÇO DO SERVIÇO É COBRADO CONFORME A DIFICULDADE!!!

Nathália Elyzanethi disse...

Hahaha, eu ri muito. "Eles comem bebês" LoL

Pedro Vidal disse...

boa! a "tradução" de "jazz it up a bit" é "falta uma bossa"

tantasaalternativas disse...

Genial! quase enlouqueci depois de ler.

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