A licença permite que qualquer pessoa use a receita ou crie novos produtos a partir dela . A licença permite também que qualquer pessoa possa modificar o design e os aspectos visuais da FREE BEER. Assim, pela licença adotada, é permitido inclusive ganhar dinheiro com a fabricação da cerveja. A única condição é que as modificações e melhorias na fórmula e na identidade visual sejam distribuídas com a mesma licença aberta e o crédito seja dado ao trabalho original.
No Mundo digital, temos os softwares pagos com o codigo fonte fechado, como os da Microsoft( Windows, Office, Internet Explorer), entre outros que não podem ser modificados, alterados, e seu uso se restringe ao pagamentos de Licenças. Já no Mundo Open Source, os softwares de código livre (aberto), como o próprio Linux, o Navegador Firefox OpenOffice, e todos os outros, você tem acesso ao código fonte, e pode alterar, modificar e distribuir, sem o pagamento de licenças.
Com a FREE BEER acontece a mesma coisa, a receita que esta no rótulo, pode ser baixada do site, modificada e redistribuida normalmente, sendo livre para fabricar, alterar e compartilhar a receita, ou como diz Nielsen “Buscamos transferir os princípios do software livre para algo físico, e a cerveja se tornou um bom exemplo”.
Detalhes do projeto, criação dos artistas Rasmus Nielsen, Jakob Fenger e Bjoernstjerne Christiansen.
“Já há FREE BEER vem sendo produzida na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Dinamarca e até na República Tcheca”, afirma Fenger.
No Brasil, a Free Beer está sendo produzida pela Cervejaria Germânia
Veja abaixo a receita da FREE BEER (versão 3.4).
RECEITA FREE BEER (versão 3.4)
FREE BEER (versão 3.4)
(CERVEJA ALE, 100% MALTE DE CEVADA, EXTRATO ORIGINAL 11,5ºP, AMARGOR TOTAL 12 IBU, ÁLCOOL 3,8% V/V, VOLUME FINAL DE 19 L)
Ingredientes:
Água (11,7 L)
Malte
Pilsen (2,0 Kg)
Pale Ale (0,6 Kg)
Caramelo (230 g)
Carafa (100 g)
Lúpulo
Variedade Galena (22,5 g em pellets de 10,5% alfa-ácidos)
Variedade Perle (10,0 g em pellets de 4.4% alfa-ácidos)
Levedura
Ale (alta fermentação, SAFALE SO 4)
Passo a passo
Moer os maltes (2,930 Kg).
Misturar os maltes moídos em 11,7 L de água a 66ºC (proporção – 1 Kg malte : 4 L água).
Manter mosto a 66ºC por 60 minutos.
Elevar temperatura para 72ºC.
Manter mosto a 72ºC por 5 minutos.
Elevar temperatura para 78ºC.
Manter mosto a 78ºC por 10 minutos.
Iniciar filtração coletando aproximadamente 9 L de mosto.
Lavar o bagaço com 11 L de água a 78ºC, coletando no total 20 L de mosto.
Ferver mosto filtrado por 75 minutos.
Adicionar 12,5 g de lúpulo Galena 1 minuto após início da fervura, 10,0 g de lúpulo Galena 30 minutos após início da fervura e 10,0 g de lúpulo Perle 1 minuto antes do término da fervura.
Resfriar o mosto a 19ºC e transferir para fermentador limpo e esterilizado. Aerar o mosto frio, dissolvendo o máximo de oxigênio possível.
Dosar levedura (proporção – 5 a 8 g levedura : 10 L mosto frio).
Fermentar a 20ºC até processo de fermentação completo (aproximadamente 4 a 5 dias).
Cuidar para não mais aerar a cerveja em processo de fermentação e maturação.
Resfriar para 8 a 10ºC e manter esta temperatura de maturação durante 10 a 15 dias.
Resfriar para 0 a 2ºC nos últimos 2 dias de maturação para garantir o máximo de sedimentação e remoção de leveduras possível.
Acondicionar em garrafas limpas e esterilizadas e manter a temperatura entre 2 e 4ºC para consumo em, no máximo, 20 dias.
Boa sorte!