Como Rob Janoff criou o logo da Apple

http://2.bp.blogspot.com/-DrcFQbWA_KU/TWxj2j6tt0I/AAAAAAAADw8/j8sry8wPOag/s1600/logo.jpg

O ZLOK Logo Design trouxe à tona uma entrevista antiga com Rob Janoff, criador do famoso logo da maçã que representa a cara da empresa fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak no final da década de 1970.

A versão original idealizada por Rob foi aquela coloridinha, à la arco-íris ( veja a camiseta dele na foto acima) — que muitos dizem ter relação com o movimento gay, ainda que não tenha nada a ver. Na época em que a desenhou (1977, pra ser mais exato), ele trabalhava como diretor de arte da Regis McKenna.

“Para obter inspiração, a primeira coisa que fiz foi ir a um supermercado, comprar um saco de maçãs e cortá-las. Eu ficava olhando para as fatias por horas”, lembra Rob. Curiosamente, o fruto do seu trabalho foi uma maçã 2D monocromática, com uma pequena mordida no lado direito. Quem insistiu que a marca fosse mais colorida foi o próprio Steve Jobs, ainda que sob discórdia do chefe de Janoff, que defendia uma versão preta em vias de reduzir os custos de impressão.

“Mas Jobs foi irredutível, argumentando que cores eram a chave para humanizar a sua companhia”, conta Rob. “Então, eu só pus as cores onde achei que elas deveriam ficar, sem sequer pensar num prisma.” Hoje dono de uma empresa de design gráfico em Chicago, Rob Janoff não ganhou, ironicamente, “nem um cartão” de agradecimento pelo seu duro trabalho.

A entrevista em áudio abaixo está veiculada no site oficial do designer. Na ocasião, Rob fala sobre o “momento eureka!” de quando criou a famosíssima maçã:



2 comentários:

Luiz Alexandre disse...

Puta que pariu, nem li o post!

Pela posiçãozinha do "rapaz alegre" na foto já vi tudo.

A inspiração para a criação da logo deve ter sido o fato dele ser simpatizante do movimento GLBT.

É notório que as cores (do arcoíris) constantes na logo tem haver com sexo (homossexual).

DIGA NÃO A HETEROFOBIA!

Rodriigo disse...

Se eh gya ou não o cara fez de um simples objeto (Fruta) uma das marcas mais valiosas do Planeta.

Particularmente prefiro ela em Cromado ou Preto e branco.

E velho, (Luiz Alexandre) não podemos escolher o caminho dos outros e nem mesmo querer parar com isso.

De fato preconceito não muda nada aliaz PIORA.

Postar um comentário