Os 10 Designers + Influentes da atualidade

http://img188.imageshack.us/img188/4280/10mais.jpg

Após uma longa pesquisa, algumas dezenas de revistas lidas (impressas e digitais) cheguei a uma lista com alguns nomes dos prováveis grandes designes do momento no mundo. Alguns mais pesquisadores, ilustradores, pensadores, experimentadores e divulgadores de nossa área, e por isso, influenciam o modo de pensar, projetar ou iniciar projetos em nossa área, e por isso estão aqui listados.

Esta lista não é definitiva, nem muito menos “a lista”, mas apenas um apanhado de nomes que hoje são facilmente vistos em revistas, congressos, editorias empresariais, em âmbito nacional e internacional quando se disserta sobre Design.

Abaixo os nomes, e aguardamos sugestões/critícas/elogios.

1. Joshua Davis (EUA). Apontado por alguns como o mais “experimentador” e “conceitual” designer/ilustrador da atualidade tem aqui seu nome mencionado. Incríveis trabalhos publicados, dono de uma grande simpatia e simplicidade quando fala sobre design e ilustração.

mais: www.joshuadavis.com

2. Stefan Sagmeister (Inglaterra). Tem os mesmos pensamentos que Joshua Davis, sempre busca o novo, o diferente dentro do contexto de seus projetos gráficos ou digitais. Um dos mais controversos e criativos no momento.

mais: www.sagmeister.com

3. Jonathan Ive (Inglaterra). Um dos responsáveis pelo milagre do design nos produtos Apple não poderia deixar de frequentar esta lista. Em 1999 (há uma década) ele influenciou toda uma geração de designers e produtos. Veja os novos produtos da Apple, e lá vai estar o dedo de Johnatham Ive. E Steve Jobs não errou ao escolhê-lo para redesenhar o iMac em 1998.

mais: www.apple.com

4. Hillman Curtis (EUA). Oriundo da “old school” do motion design, HC é um dos designers mais influentes na produção de vídeo para tv e internet. Lançou livros sobre o assunto, e é um dos responsáveis pelo sucesso do flash na internet.

mais: www.hillmancurtis.com

5. John Maeda (EUA). Uma das grandes autoridades no meio acadêmico do Design mundial, trabalhou por anos no M.I.T., articulista de revistas de informática e design (Wired Magazine entre outras) é um dos designers que mais aponta o experimentalismo (seja ele visual ou digital) como a redenção da criatividade do design contra o exageros da tecnologia. Ele tem razão.

mais: www.maedastudio.com

6. Phillippe Starck (França). Há quase três décadas, tudo que ele toca vira ouro. Mouse, hotéis, cadeiras, tênis entre outros produtos desenhados. Figura fácil em revistas de design, arquitetura e tecnologia. Talvez o seu nome seja o mais conhecido desta lista, com todo merecimento e vários de prêmios de design.

mais: www.starck.com

7. Abduzeedo (Brasil). Desde de 2006 quando iniciou como um simples site para troca de informações, o Designer Fábio Sasso nunca imaginou que em três anos estaria influenciando toda uma nova (e antiga) geração de designers que hoje trabalham em agências, empresas e orgãos de comunicaçã0/propaganda/design no Brasil e Exterior. Sim, nós lemos o Abduzeedo!

mais: www.abduzeedo.com

8. Karim Rashid (Israel). Apontado por alguns como o mago do design em polímero (plástico) e das formas sinuantes. Tem em sí a qualidade que hoje faz parte de todos os designers aqui citados: experimentalismo. Um dos designers que mais se destacam no âmbito da moda, design de interiores e design de produtos.

mais: www.karimrashid.com

9. Manuel Lima (Portugal). Descrito pela revisa norte-americana “Creativity” como uma das 50 mentes mais criativas e influentes de 2009. Seu trabalho se concentra em interatividade e infografia. Atualmente é “Senior user experience designer” da empresa finlandesa Nokia.

mais: www.mslima.com

10. Chico Amaral (Brasil). Um dos nomes brazucas que brilha em eventos internacionais quando o assunto é design de jornais. Ganhador de diversos prêmios pela SND (Society Of New Designs) é um dos grandes nomes do design de jornais no mundo. Redesenhou o jornal A Critica (Manaus – amazonas) no ínicio desta década. Atualmente mora em Barcelona, onde trabalha em uma empresa de redesign de jornais.

Esses são apenas alguns nomes que vieram em minha cabeça, e de minhas pesquisas por anos em listas de discussão, sistemas de buscas na internet e leitura de periódicos (on-line e off-line).


via: dizai

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o assunto.
No entanto seria interessante se tivesse colocado o link para portifólios/ agências.

Criação Criativos disse...

Sugestão aceita. Tks!

gabi camilo disse...

Putzz muito show este apanhado, certamente uma luz para o iniciantes da area (tipo eu). Obrigadaoooo sempre

Anônimo disse...

abduzeedo você apelou feio! influencias de sites como esse que estão colocando em risco o futuro do design

Postar um comentário