Nintendo vs. Apple

http://img189.imageshack.us/img189/2809/76374757.jpg

Por Pedro Schor

Parece que os tempos em que a Nintendo ignorava os dispositivos da Apple como possível concorrência das suas plataformas são coisas do passado: o próprio Satoru Iwata já classificou a empresa dirigida por Steve Jobs como um inimigo a encarar no futuro.

Isto acontece após a companhia japonesa ter tornado públicos os seus resultados, em que pela primeira vez em seis anos houve um declínio significativo. Segundo analistas, não existem motivos de preocupação a curto prazo porque as vendas do Wii continuam a ultrapassar em quase o dobro as do PS3 nos EUA, mas começa-se a ver cada vez mais casos de produtoras que optam pela plataforma da Sony em detrimento da plataforma da Nintendo.

Segundo fontes próximas, neste momento a Nintendo está se apressando para tentar recuperar a capacidade de surpreender que sempre a caracterizou. Mas a Apple aproxima-se perigosamente, e isso poderia prejudicar um negócio que até agora lhes foi incrivelmente lucrativo. A Nintendo apostou em um novo tipo de público, que agora afirma preferir o iPhone ao Nintendo DS. Além disso, apesar da última aventura de Mario para Wii ter vendido perto de 15 milhões de unidades em todo o mundo, ficou evidente que o ritmo de publicação de jogos de grandes vendas decresceu durante o último ano, ao qual somam-se os efeitos da atual crise econômica.

No entanto, o grande problema parece estar no hardware. Apesar das vendas correrem bem, a inferioridade técnica do Wii frente ao Xbox 360 e PS3 está cada vez mais clara e evidente, refletindo-se nos números que são 21% menores que os do ano anterior, e que causaram uma redução nos lucros de 279 a 228 milhões de ienes.

0 comentários:

Postar um comentário